2Z celebra poder levar a cultura coreana para o Brasil: “O desejo de ser ‘nós’ é o que temos de mais parecido”
A banda sul-coreana está fazendo as malas para visitar o Brasil pela segunda vez no mês que vem. Os integrantes Hojin, Jiseob, Junghyun, Bumjun, and ZUNON irão se apresentar no Asia Star Festival em 7 de Julho, em São Paulo — cerca de um ano após sua primeira visita no país em Junho de 2022 — ao lado de outros artistas sul-coreanos, assim como nomes da Tailândia, Japão e China.
Pouco antes de sua viagem, conversamos por e-mail sobre seu amor pelo Brasil e fãs brasileiros, e também sobre as maiores lições culturais que aprenderam enquanto tocam sua música ao redor do mundo.
“Sinto falta da energia quando vejo a performance dos fãs brasileiros. Eles são muito
apaixonados e tem o poder de animar o artista”, diz o vocalista Hojin, relembrando sua primeira visita, quando se apresentaram em um teatro para algumas centenas de fãs. “Em junho do ano passado, fizemos uma promessa depois de ver que, mesmo sem saber falar coreano, os fãs cantaram 24 músicas nossas em coreano. Naquele momento, pensei: ‘Eu definitivamente voltarei ao Brasil e farei um show para muito mais pessoas’.”
Durante sua primeira passagem pelo Brasil, eles passaram cerca de uma semana no país, viajando por cidades como Rio de Janeiro, Recife, Fortalez e São Paulo, e tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira.
“O que eu mais gosto é o churrasco. Nós gostamos tanto de carne que conseguimos comer 10kg de panceta suína”, brinca JungHyun, baixista, vocalista e o caçula da banda. “Sinto que os brasileiros levam as carnes — como churrasco e hamburger — muito a sério. Quero comer o quanto antes!”
Ao mesmo tempo que aprenderam sobre a cultura brasileira durante suas viagens e com seus fãs, os integrantes do 2Z celebram poder também compartilhar a cultura coreana com o resto do mundo.
“Estou muito orgulhoso de mim mesmo, a cultura sul-coreana está ganhando atenção por todo o mundo. Mas é sempre triste que as pessoas não conheçam K-Bands (bandas coreanas). Acreditamos que a participação do 2Z no Asia Star Festival será o primeiro passo na promoção da banda chamada 2Z para o mundo!”, diz JungHyun
Hojin continua o assunto com as coisas que ele mais ama na cultura coreana, e o que ele gostaria de apresentar para o resto do mundo: “A Coreia é um dos únicos países com as quatro estações do ano bem definidas, e como primavera, verão, outono e inverno são bem definidos, vários alimentos e várias roupas específicas foram criadas. Dependendo do clima e da estação, as pessoas experienciam diferentes emoções, e acho que as alegrias e tristezas se refletem naturalmente na música. Além disso, a Coréia desenvolveu uma tecnologia de habitação original chamada ‘Hanok’ (uma casa tradicional coreana), que se adapta ao ambiente natural. Se quiser sentir a beleza da Coreia, você pode assistir o M/V de ‘Not Without U’, do 2Z. Acredito que a beleza da Coreia foi transmitida um pouco nesse vídeoclipe.”
Ao comparar os dois países, o líder e baterista Bumjun pontua coisas simples como o clima, comida e esportes: “Acho que a maior diferença é o clima. O verão é igualmente quente em ambos os países, mas a Coreia é muito mais fria no inverno. Além disso, a comida é diferente também. Baseado na nossa experiência, sei que a comida coreana tem muitos pratos apimentados, enquanto que a comida brasileira é salgada. De semelhança, ambos os países amam futebol, são apaixonados e sabem se divertir muito!” Mas ele decide finalizar com o mais importante: “É o que chamamos de ‘nós’… Acho que o desejo de ser ‘nós’ é o que todos temos de mais parecido.”
Matéria originalmente publicada em inglês, no site do projeto Honorary Reporters, do Korea.net
Postar um comentário