O grupo de K-Pop TRI.BE quer compartilhar o ‘jung’ coreano com o resto do mundo
O grupo de K-Pop TRI.BE está se preparando para sua primeira visita ao Brasil. O septeto — formado pelas integrantes Songsun, Kelly, Jinha, Hyunbin, Jia, Soeun e Mire — estão no line-up do Asia Star Festival, e irá se apresentar em São Paulo no dia 7 de julho, ao lado de outros artistas sul-coreanos, japoneses, chineses e tailandeses.
Algumas semanas antes do show, conversei com elas via e-mail sobre suas expectativas sobre os fãs brasileiros e o quão orgulhosas elas estão de poder levar a cultura sul-coreana para o outro lado do mundo.
O quão animadas vocês estão em finalmente conhecer o Brasil?
O Brasil sempre esteve no topo de nossa lista de países que gostaríamos de conhecer, então estamos muito animadas em finalmente ir! Mal podemos esperar para nos apresentar para nossos fãs brasileiros e vivenciar a energia do Brasil. Ficamos sabendo que o público brasileiro sabe se divertir, então estamos ansiosas para ver pessoalmente!
Vocês costumam notar seus fãs brasileiros nas redes sociais?
É claro! Nós percebemos que temos muitos fãs que nos apoiam no Brasil; na verdade a gente traduz vários dos comentários para podermos ler todos! Todo mundo é muito bondoso e nos apoiam muito, nós amamos.
Como é a sensação de saber que vocês são amadas do outro lado do mundo?
Somos sempre muito gratas por todo o apoio que recebemos internacionalmente. Nós amaríamos visitar todo mundo para poder conhecer todos pessoalmente, e estamos dando nosso melhor para conseguir ir ao máximo de países possível. Nosso fãs são quem nos fazem continuar, então muito obrigada, e vamos nos esforçar ainda mais para que nossa música e energia chegue a todos ao redor do mundo!
O quanto vocês conhecem da cultura brasileira?
Honestamente, não conhecemos tanto quanto gostaríamos. Ouvimos dizer que a culinária brasileira é incrível, e que as pessoas do Brasil têm muita energia, mas queremos vivenciar tudo isso pessoalmente. Queremos saber sobre o que está bombando no Brasil, o que as pessoas vestem, o que elas escutam e o que elas fazem em seu dia a dia, mas ainda não sabemos nada então por favor nos ensinem e compartilhem sua cultura com a gente! É sempre uma experiência maravilhosa aprender sobre novas culturas.
O que significa para vocês poderem compartilhar a cultura e a música sul-coreana com o resto do mundo?
Obviamente é um sentimento incrível e somos muito gratas, mas acreditamos que isso só é possível porque as pessoas ao redor do mundo estão dispostas a aceitar e aprender. É incrível como as pessoas agora estão mais abertas a novas culturas, incluindo a sul-coreana, e ficamos muito felizes em poder compartilhá-la com as pessoas em todo o mundo. Isso é graças a todos e ficamos sempre animadas em poder tanto ensinar quanto aprender. O mundo está ficando cada vez mais próximo!
Tem algum aspecto da cultura sul-coreana — como música, culinária, ou outras tradições — que vocês gostariam de apresentar ao resto do mundo?
Nós gostaríamos muito de apresentar um conceito chamado “정” (pronunciado como “jung”). É muito difícil de explicar já que não existe uma tradução própria que realmente represente a palavra, mas o mais próximo seria ‘afeto’. Na cultura sul-coreana, nós temos ‘jungo’ por todos, não importa de onde ou quem você é. ‘Jung’ faz com que a gente se trate bem e cuidemos uns dos outros porque estamos todos vivendo juntos nesse mundo. Nós amaríamos poder espalhar o conceito cultural do ‘jung’ para que todos pudessem compartilhar essa mensagem positiva de um amor universal!
Entrevista originalmente publicada em inglês, no site do projeto Honorary Reporters, do Korea.net
Postar um comentário